terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Dinamica do Luciano (PIB da China)

PIB da China deve crescer mais de 11% em 2007
A China deve registrar neste ano um crescimento superior a 11% e a inflação deve ficar, em média, em torno de 4,5%, afirmou o Banco Central do país em seu relatório de política monetária do terceiro trimestre.
O superávit comercial chinês continuará forte, mas a taxa de crescimento vai desacelerar, informou o Banco do Povo da China. O BC também disse que ao mesmo tempo em que pretende deixar a cotação do ian mais flexível, manterá a moeda "basicamente estável".
O BC chinês afirmou que controlar a inflação continua sendo uma prioridade, considerando que o aumento dos custos dos alimentos e as expectativas inflacionárias continuam exercendo pressão sobre os preços.
Com base no texto apresentado, responda às questões a seguir:
1) Quais as possíveis conseqüências para o crescimento rápido do PIB chinês? Explique.
Resp. : Aumento dos custos dos alimentos e da inflação, gerado por elevação do poder de compra do povo Chinês. Aumento de demanda por bens e serviços acarreta elevação generalizado de preços.
2) Identifique no texto acima o que os economistas definem como Princípio do Valor Real?
Resp. : A China deve registrar neste ano um crescimento superior a 11% e a inflação deve ficar, em média, em torno de 4,5%, como afirma o Banco Central do país em seu relatório de política monetária do terceiro trimestre. O valor real de crescimento será então de 6,5% (desconta-se a inflação do crescimento), significando assim o aumento real do poder de compra do povo Chinês.

Nenhum comentário: